sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil, na sua décima-sexta edição, mantém as alterações realizadas nos últimos anos, inclusive o prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (valor bruto, passível de impostos) para o Livro do Ano, escolhido entre as obras vencedoras nas várias categorias. Nesta edição, podem concorrer as obras publicadas entre janeiro de 2008 e junho de 2009, que ainda não tenham sido inscritas na edição anterior, desde que mantenham o vínculo com a cidade de Porto Alegre.

Neste ano, o edital traz algumas modificações que ampliam as possibilidades de participação dos componentes do júri e, também, dos concorrentes: o jurado pode estar vinculado aos concorrentes das categorias das quais não é jurado; nos destaques amplia-se de Rádio para Rádio e TV e Editora para Editora e Livraria; e institui-se a indicação de três finalistas para as categorias não literárias: Capa e Projeto Gráfico/Design.

Não há inscrição formal para os prêmios de destaque, mas o prazo para encaminhar o material de divulgação é o mesmo das demais categorias. A avaliação ocorre em três etapas. Na primeira, os Júris Específicos indicam os três finalistas nas categorias narrativa longa, especial, conto, crônica, poesia, infantil, infanto-juvenil, ensaio de literatura e humanidades, capa e projeto gráfico/design. Na segunda etapa, os mesmos Júris Específicos indicam os vencedores entre os finalistas das categorias citadas. Na terceira e última etapa, entre os vencedores nas categorias Narrativa Longa, Especial, Conto, Crônica, Poesia, Ensaio de Literatura e Humanidades, Literatura Infantil e Literatura Infanto-Juvenil, o Júri Final indica o Livro do Ano, que recebe, além do Troféu Açorianos, o prêmio em dinheiro.

Os títulos finalistas são divulgados na imprensa no final do mês de outubro e os premiados são conhecidos na Noite do Livro, evento já tradicional na área do Livro e Literatura, no mês de dezembro de 2009.

Contamos com sua inscrição e divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário